top of page

Minicurso: Emergência climática: governança, justiça e transição

  • Foto do escritor: Cátedra Jean Monnet na UERJ
    Cátedra Jean Monnet na UERJ
  • 21 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Minicurso organizado no âmbito do décimo quarto encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), o evento é organizado pelo Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e pela Iyaleta e conta com o apoio da Cátedra Jean Monnet na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o minicurso:


Resumo:

O conceito de emergência climática associa o reconhecimento político do consenso científico em torno da dimensão antropogênica das mudanças climáticas e a necessidade de conectar as temporalidades planetária, climática, política e dos mercados financeiros, ainda ética e empiricamente totalmente dissociadas. Falar de emergência climática, e não mais apenas em mudanças climáticas, implica adotar o Antropoceno como conceito e diagnóstico do momento crítico em que nos encontramos enquanto Humanidade, desigual e diferente, diante dos desafios de regulação e governança de processos políticos que são, ao mesmo tempo, locais, nacionais, globais e planetários. Na Ciência Política e nas Relações Internacionais, ainda são tímidas as interfaces de pesquisa e formação entre os debates científicos sobre a emergência climática e seus corolários no mundo das instituições, na governança das políticas públicas, na definição de modelos de desenvolvimento efetivamente sustentáveis  e justos do ponto de vista socioambiental e climático, bem como na identificação dos atores de veto que implementam estratégias de obstrução climática contrárias a uma transição política, social e energética. Este minicurso, concebido e desenvolvido a partir de uma parceria entre o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas da UERJ e a Iyaleta - Pesquisa, Ciências e Humanidades, apoiado pela Cátedra Jean Monnet da UERJ, visa a introduzir o debate crítico sobre as implicações da emergência climática na definição de parâmetros de governança, justiça e transição, trazendo para a discussão conceitos, diagnósticos e experiências que reflitam a diversidade regional brasileira. 


Programação: 

O minicurso terá duas sessões, uma na parte da manhã, entre 10h e 12h, e outra na parte da tarde, entre 13h30 e 15h30 no dia 5 de agosto. A primeira sessão (manhã) apresentará conceitos básicos e algumas experiências políticas de ação climática, mas também discutirá métodos de pesquisa sobre estratégias de obstrução climática no Brasil. A segunda sessão (tarde) apresentará resultados de pesquisas sobre transparência e governança climática no Brasil. 


Do OIMC-UERJ estarão presentes em Salvador e participarão do minicurso, seja como apoiadores ou palestrantes:- Carlos R. S. Milani, Diogo Ives, Emanuel Semedo, Janaína Pinto.


Da Iyaleta, participarão:- Diosmar Filho, Andrea Ferreira, Ananda Ridart e Emanuelle Góes

Poderão inscrever-se no minicurso todos os participantes regularmente inscritos no XIV Encontro Nacional da ABCP, bem como estudantes de graduação e pós-graduação de universidades baianas ou com campus situado na Bahia, em particular a UFBA, a UNILAB a UNEB, entre outras universidades federais e estaduais, bem como estudantes de universidades privadas. 


Para mais informações acesse:

Comments


Financiado pela União Europeia. As opiniões expressas são, no entanto, apenas do/da(s) autor(es)/a(s) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da autoridade competente, ou seja, a Agência de Execução Europeia para a Educação e a Cultura. Nem a União Europeia nem a autoridade concedente pode ser responsabilizada por elas.

image.png
image.png
Logo IESP PB quad.png
PT_Co-fundedbytheEU_RGB_POS.png

©2024 por Cátedra Jean Monnet na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page