top of page

Publicação: A trajetória de adesão da Moldova e da Ucrânia à União Europeia. Uma nova estratégia para a europeização das fronteiras orientais

  • Foto do escritor: Cátedra Jean Monnet na UERJ
    Cátedra Jean Monnet na UERJ
  • 5 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura
Publicação em co-autoria com Yasmin Renni, na Revista Relações Internacionais, publicada na NOVA em junho de 2025, n.86
Publicação em co-autoria com Yasmin Renni, na Revista Relações Internacionais, publicada na NOVA em junho de 2025, n.86

O artigo trata da expansão da União Europeia para o leste, mais especificamente a admissão de novos membros, antes excluídos como candidatos, marcando uma nova estratégia da União Europeia para expandir os seus valores e normas para países com importância geopolítica para a União. Ele considera que a conjuntura crítica da nova crise geopolítica na Europa de Leste, na sequência da guerra contra a Ucrânia, traz uma nova trajetória para o objetivo da negociação de adesão, representado pela decisão de conceder à Moldova e à Ucrânia o estatuto de candidatos a membros da União Europeia, assim como uma nova reflexão sobre o papel da candidatura como estratégia de aproximação e influência e não apenas como etapa de adesão em que se espera rigor e prazos previsíveis para o seu pleno cumprimento.


Comentários


Financiado pela União Europeia. As opiniões expressas são, no entanto, apenas do/da(s) autor(es)/a(s) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da autoridade competente, ou seja, a Agência de Execução Europeia para a Educação e a Cultura. Nem a União Europeia nem a autoridade concedente pode ser responsabilizada por elas.

image.png
image.png
Logo IESP PB quad.png
PT_Co-fundedbytheEU_RGB_POS.png

©2024 por Cátedra Jean Monnet na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page